Inicio Serviços Informações Conv.Coletiva Contato



Todo dia é dia de homenagear as nossa guerreiras. Todo Trabalhador e Trabalhadora precisa do colo de mãe para renovar suas forças na luta. O Sinpospetro-PE deseja a todas as mães um feliz dia, hoje e sempre!!




Você sabe o que é Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)? O nosso advogado Sérgio Pessoa explica o que é o PPP e por que ele é tão importante para o trabalhador (a), em especial os/as frentistas.
Confira




Frentistas e trabalhadores (as) de Loja de Conveniência,

Vivemos um momento muito difícil para a classe trabalhadora no mundo devido a Pandemia do Corona Vírus e no Brasil com a reforma trabalhista e previdenciária, desde 2017 estamos num processo de perda de direitos. O que neste momento está mais agravado devido à crise sanitária que ocasionou um retrocesso na economia respingando diretamente nos direitos trabalhistas.

Estamos sendo desrespeitados nos nossos direitos, escravizados (as) em várias partes do país, sem fiscalização e atuação do poder judiciário para fazer valer a Constituição; muitas empresas não cumprem com o mínimo dos direitos trabalhistas, os patrões estão cada vez mais sendo oportunistas e se aproveitando do atual momento pandêmico.

Nesse contexto as categorias de base da sociedade são as mais penalizadas, neste primeiro de maio, convocamos os trabalhadores (as) de postos de combustíveis e lojas de conveniências a fazermos um Dia Nacional de Luta em defesa dos direitos da nossa categoria.

Em meio a tudo isso, a nossa categoria segue exposta ao corona vírus, muitas empresas não fornecem os equipamentos de proteção individual (EPIs), enquanto isso os direitos são retirados e o salário sengue sendo precarizado, e os trabalhadores ficam com a saúde vulnerável.

Precisamos ressaltar que somos uma categoria que não pôde e nem pode parar. Estamos de pé na luta de cada dia abastecendo veículos e recebendo o público circulante. No entanto ainda não recebemos a vacinação em massa e continuamos nos expondo diariamente a esse risco.

Diante disto pautamos as seguintes bandeiras: abaixo a precarização do salário da precarização da segurança e saúde no ambiente de trabalho dos postos de combustíveis e lojas!!

Respeito à dignidade do trabalhador e trabalhadoras frentistas, que trabalham dia e noite debaixo de sol, chuva e sereno no atendimento essencial a sociedade.

Senhoras e senhores, somos linha de frente da luta e estamos em todas as cidades, regiões e municípios do país expostos a todo tipo de riscos: violências e acidentes de toda natureza para prestar um atendimento de qualidade aos consumidores. Exigimos respeito e não ao retorno a escravidão, negociação e vacinação já e o fechamento das convenções, será o mínimo para garantir os direitos da cidadania de todos mais de 500 mil trabalhadores!!

ABAIXO A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS/DAS FRENTISTAS!!

VACINA JÁ! #SOMOSESSENCIAIS!!



Uma das dúvidas mais comuns no ato da demissão, diz respeito a questão burocrática e ao recebimento dos documentos e da verba rescisória. O Sinpospetro-PE esclarece pra você


ppp
O Sinpospetro lembra que é obrigação da empresa fornecer o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) aos seus empregados demitidos sem justa causa, no ato da homologação. Trabalhador (a) não abra mão do seu direito o PPP é de suma importância para a aposentadoria especial e auxílio-doença. Não hesitem em nos procurar !


Uma das dúvidas mais comum durante o horário de expediente. O seu sindicato esclarece. ☝🏽


Que possamos acreditar que os sonhos não morrem e que as boas conquistas são possíveis. Feliz Páscoa, trabalhadores (a)!🙏🏽🐰


A nossa luta só é fortalecida se você está com a gente. Trabalhador (a) precisamos nos unir para termos novas conquistas e garantirmos as velhas. Em tempos em que a classe trabalhadora é a mais penalizada, a união é força e resistência. Solicite a sua filiação no email juridicosinpospetro@bol.com.br e venha somar conosco. Juntos (as) somos mais que fortes!



O Sinpospetro-PE encaminhou ofício a Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco, no último dia (22.03), solicitando a inclusão da categoria como prioritária na vacinação. Causando sérios transtornos a todos os países e, principalmente ao nosso Brasil.
O ofício esclarece e justo fica a necessidade da vacinação para a nossa categoria. "Primeiramente, vale salientar que a categoria ora apresentada esteve durantetodo período de pandemia de prontidão, se configurando como serviço essencial à sociedade em rodovias e cidades e estando expostos 24 (vinte quatro) horas ao vírus. Para além disso é válido mencionar que são os frentistas e demais
trabalhadores e trabalhadoras de Postos de Combustíveis que atuam no abastecimento dos veículos das Casas Funerárias, Ambulâncias com médicos, e de todo o pessoal que trabalha diretamente  no combate à COVID-19,o que os coloca diretamente numa zona de grave exposição.
Mediante tal esclarecimento, estamos encaminhando o presente requerimento, objetivando que em vossa determinação seja concedida a prioridade na vacinação dos trabalhadores em postos de serviços de combustíveis, portanto se faz necessário urgentemente a imediata imunização,
para estagnar o contágio na categoria."
O Sinpospetro-PE está monitorando as empresas para que façam, sua parte fornecendo os EPIs e assim que tivermos um posicionamento concreto da vacinação da nossa categoria divulgaremos em nossas redes de comunicação.


Estaremos em plantão durante todo o período do lockdown (18 a 28). Qualquer dúvida ou denúncia, não hesite em nos procurar✊🏾👩🏽‍🚒👨🏻‍🚒


Estamos num momento crítico e não podemos relaxar nos cuidados com a nossa saúde. É obrigação das empresas fornecerem Equipamento de Proteção Individual (EPI), em especial máscaras e álcool em gel 70 %. Caso a empresa esteja descumprindo essa medida protetiva e preventiva, trabalhador (a) não hesitem em nos contactar pelo fone: (81) 3048- 8400! ✊🏾👩🏽‍🚒👨🏻‍🚒😷

recife
Combustível para as nossas alegrias, lutas e conquistas! Parabéns Recife, Parabéns Olinda!!! Uma homenagem Sinpospetro PE as cidades irmãs 🎉🎉🎉


O Presidente do Sinprospetro-PE, Severino Pessoa alerta ao Governo de Pernambuco, após a publicação do Decreto 50. 308 e faz um apelo para que sejam mantido o funcionamento das Lojas de Conveniência, a fim de que não haja o desemprego em massa, de 13 mil trabalhadores (as). Confira no vídeo


No Dia Internacional da Mulher, o Sinpospetro-PE homenageia a todas as MULHERES do Brasil e em especial, as nossas guerreiras frentistas, que vão a luta sem temer os desafios.
PARABÉNS A TODAS! ✊🏽♀️ A luta continua!


Há 31 anos atrás nascia o movimento sindical frentista no Brasil. Uma trincheira de luta se levantava para enfrentar os abusos e desmandos dos patrões na Rua Vergueiro, na estação Ana Rosa do Metrô Vila Mariana em São Paulo, no dia 03 de março de 1990.
Fundado pelo saudoso guerreiro, Antônio Porcino e por uma breve equipe da diretoria que contou por 12 anos com o nosso presidente, Severino Pessoa no cargo de tesoureiro.
Em meio a um período de muita luta para a classe trabalhadora, apenas dois anos após a promulgação da nossa Constituição, nascia, crescia e dava frutos o movimento frentista no país que depois se difundiu Brasil a fora fazendo história.
Que não nos cansemos em batalhar por conquistas para a nossa categoria. Viva o movimento sindical frentista no Brasil. “ O presente é de luta, o futuro é nosso”. Parabéns a todos os companheiros e companheiras que contribuíram com esta história.




Trabalhador (a) você não precisa esperar mais na fila do INSS. O seu sindicato disponibiliza agora o atendimento ao INSS digital e todos os serviços são estendidos aos seus familiares.



Respeitem a cláusula terceira da CCT que define acréscimo no salário de 20%
(vinte por cento), na função de CAIXA, em cima do salário que é
R$ 1.142,02 (um mil, cento e quarenta e dois reais e dois centavos),
a título de quebra de caixa, em virtude da função exercida. Para aquele que exerce
ou venha a exercer suas funções em local cuja distância for inferior a 7,5 metros do bico estendido da
bomba de abastecimento (NR 16), será também devido o adicional de periculosidade de 30% (trinta por
cento), a ser calculado na forma do § 1º do art. 193 da CLT e Súmula 191 do C. TST.
O descumprimento gerará multa para a empresa!


Em virtude da Pandemia da Covid- 19, no dia 17 de dezembro do ano passado, o Governo do Estado de Pernambuco anunciou a suspensão do feriado de carnaval para o ano de 2021 e no mesmo dia publicou um decreto prorrogando o estado de calamidade pública até o dia 30 de Junho deste ano. Sendo assim, não haverá o feriado e o dia trabalhado será computado como horas de um dia comum, ou seja, sem hora extra, e, caso haja ausência do trabalhador (a) sem atestado ou dispensa prevista em lei, será computada a falta.


Sobre o fechamento de caixa

Alô Trabalhador(a), o advogado trabalhista do Sinpospetro-PE, Dr. Sérgio Silva Pessoa, nesse vídeo explica sobre o fechamento de caixa que precisa seguir as regras previstas na cláusula 57 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Confira as dicas e informação no vídeo



Uma homenagem do SINPOSPETRO-PE a quem dedicou boa parte da sua vida para desempenhar com ética e competência o seu trabalho junto à sociedade.



Vitória para nossa categoria! Reajuste de 5.45% no salário e manutenção dos nossos benefícios até o mês de junho, quando iremos lutar para que haja reajustes no ticket alimentação e outros benefícios. Travamos uma batalha com o setor patronal, que queria a retirada de todos os benefícios já conquistados. Estamos Juntos! Qualquer dúvida ou esclarecimentos entre em contato com o Sinpospetro pelo telefone (81) 3048-8400. #NenhumDireitoaMenos





Alô Trabalhador (a), o Sinpospetro-PE trouxe uma explicação bem prática de como se aplica a MP936 em caso de suspensão ou redução de jornada. Confira com um dos nossos advogados trabalhistas,  dr Sérgio Silva Pessoa



SINPOSPETRO-PE INTENSIFICA AÇÕES NAS BASES

O ano de 2021 começa a todo vapor para a equipe de base do SINPOSPETRO-PE, indo em postos de combustível, lava-jatos e lojas, divulgando as ações do sindicato e fazendo novos sócios (as).

Queremos convidar os trabalhadores (as) a aproveitar esta oportunidade que a equipe de base está visitando os postos de trabalho, para tirar suas dúvidas e ir conhecer nossas sedes e subsedes.

Destacamos a importância de estreitarmos nosso laço com a categoria, para isto o sindicato precisa que os trabalhadores se junte a entidade nessa luta, e a melhor forma é se tornando sócio (a). Em 2021, não fique só. Fique sócio (a)!!





Atenção, Trabalhador (a) fique ligado no nosso recesso natalino. Trabalharemos até o dia 23/12 e retornaremos no dia 28/12 e paramos no dia 30/12 e retornaremos no dia 04/01/ 2021.







Trabalhador (a) o seu auxílio cesta básica, é uma conquista prevista na nossa CCT na Cláusula 13°, desde 2014. Participe ativamente da nossa Campanha Salarial 2020/ 2021 e fortaleça nossa luta pela manutenção e conquistas de novos direitos. #campanhasalarial #vempraluta





Trabalhador (a) fique ligado ao seu auxílio- cesta básica, cláusula 13 ° da Nossa CCT:
• O valor é de R$ 130, 00 (cento e trinta reais).
• Deverá ser pago até o 5° dia útil do mês, podendo o pagamento ser em espécie, cartão alimentação ( refeição/alimentação) ou a parcela discriminada no contracheque;
• O Vale-alimentação não tem natureza salarial, ou seja, é um direito adquirido independente do salário.
• Caso a empresa forneça alimentação, ela estará dispensada da obrigatoriedade do auxílio.
• Na hipótese de a empresa conceder auxílio de mesmo valor ou superior, ela ficará desobrigada do seu cumprimento.
ATENÇÃO: CASO VOCÊ NÃO ESTEJA RECEBENDO OU UMA DESSAS NORMAS NÃO ESTÃO SENDO CUMPRIDAS, NÃO HESITEM EM NOS PROCURAR!!!




Trabalhadores e trabalhadoras em Postos de Combustível, fiquem atentos ao seu pagamento do 13° salário. Qualquer dúvida, não hesitem em nos procurar. Vamos à luta! ✊🏾






Sindicato é a categoria, é a nossa base, é aquilo que fazemos no dia a dia!
O Sinprospetro-PE fez a entrega da pauta de reivindicação ao Sindicato Patronal para dar início as nossas negociações para 2021.
Vamos à luta, por direitos para os trabalhadores (as)!
Contato: (81) 3048-8400



denuncia










Atenção!!!Trabalhador (a) se você trabalhou no feriado do dia 19 e não recebeu suas horas-extras, entre contato conosco.



TRABALHADOR ( A) SE LIGA NA AGENDA DO PLANTÃO JURÍDICO
De segunda à sexta-feira, das 9h às 16h você conta com essa equipe capacitada de advogados:
Segunda-feira- Dr Marcos e Dra Simone (Trabalhista)
Terça-feira- Dr Sérgio
Quarta-feira- Dr Adenildo
Quinta-feira- Dr Sérgio
Sexta-feira- Dra Simone (previdenciário)
Qualquer dúvida você pode nos contactar pelo fone- (81) 3048-8400!!!


Na semana em que vivenciamos o Dia do Frentista ⛽✅ uma mensagem especial do nosso
Presidente para toda categoria.


Levantar cedo e ir trabalhar com ânimo e disposição, com a certeza de que cada luta diária vale a pena. O trabalhador Beto Oliveira do posto Shell da Avenida Recife tem orgulho de ser frentista. E hoje é o dia de parabenizar todos vocês pelo seu dia. Estamos juntos hoje e todos os dias! 15 de outubro dia do frentista!





Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida. Feliz Dia das Crianças!



⛽✅ Setor de base intensifica ações ⛽✅
O setor de base do SINPOSPETRO-PE tem intensificado ações nas empresas, sempre indo ao encontro dos trabalhadores para tirar dúvidas sobre a CCT, realizar associação, apurar denúncias e fazer a fiscalização. Funcionando semanalmente, de segunda à sexta-feira, eles estão à disposição. Para entrar em contato com o setor, o trabalhador (a) basta ligar para o número 3048-8400.
O SINPOSPETRO-PE está sempre vigilante e presente na conquista e valorização dos direitos dos trabalhadores. Não hesite em nos procurar, juntos somos fortes e fazemos a diferença! #sinpospetrope #setordebase #sindicatopresente



TRABALHADOR (A) SE LIGA NO FERIADO DA CATEGORIA!!
No próximo dia 15 é o dia da nossa categoria, porém comemoramos no dia 19 ( dia do comerciário). Fique atento (a), se caso você trabalhar terá direito a 100% de horas extras e caso não, aproveite o seu dia de folga!



Nobres Companheiros e Companheiras,

Em um cenário nunca vivido, onde a crise é mundial, as perdas tanto de vida, quanto econômicas são inevitáveis. Em meio a esse momento, diversos trabalhadores e trabalhadoras perderam seus empregos, outros sofreram redução de sua jornada de trabalho e renda, e nesse contexto os trabalhadores e trabalhadoras de Postos de Gasolina, também classificados como categoria essencial nessa batalha, sempre estiveram na linha de frente.
Nós, enquanto sindicato, passamos esse período de luta junto com vocês, nos piores momentos o SINPOSPETRO-PE sempre esteve de portas abertas a toda categoria trabalhando diuturnamente, a fim de conseguir sanar e reduzir os efeitos causados por essa crise. E foi justamente nesse momento de muita dificuldade que nos submetemos a um processo eleitoral.
Hoje, estamos aqui para agradecer a vocês que nos confiaram mais um mandato, elegendo assim a nova diretoria que representa a chapa: Experiência, Trabalho, Resistência e rumo a novas conquistas para o período de 2020-2026, que tem como objetivo principal trabalhar em prol dos trabalhadores (as) e seus dependentes.
Gostaríamos de destacar que o pleito ocorreu com total transparência obedecendo as normas jurídicas para sua execução e ressaltamos que, sem oposição, angariamos a aprovação de cerca de 90% dos votos da nossa categoria. Juntos, com toda nossa experiência, continuaremos o nosso trabalho, lutando junto com vocês e por vocês rumo a novas conquistas!

Atenciosamente,
DIRETORIA SINPOSPETRO – PE





Durante a Pandemia da Covid- 19, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou nesta quarta-feira (24), a queda da renda global do trabalho. O Brasil é um dos países que faz parte da maior queda, embora as estatísticas excluam as medidas de apoio à renda implementadas pelos governos. Confira os dados

  





Você sabe qual a origem dos sindicatos?  Sabe para que serve?


Os sindicatos surgiram para estar na linha de frente no enfrentamento contra situações de opressão de trabalhadores e exploração!  SINDICATO, palavra que provém do grego SYN-DIKE, ou seja, “JUSTIÇA JUNTOS”.  Há mais de 200 anos, no século XVIII, na Europa, começou o que se chama de Revolução Industrial, a partir de descobertas tecnológicas que revolucionaram a prática da manufatura. Os sindicatos surgiram, então, no primeiro país capitalista da história mundial: a Inglaterra.  A consciência de classe foi sendo construída pelo movimento operário desde princípios do século XIX. Não se tratava mais de um confronto entre ricos e pobres, entre os trabalhadores e as máquinas, mas do conjunto dos trabalhadores contra a exploração capitalista.
 No Brasil, surgiu na Era Vargas (1930-1945), porém só nos anos 1960 que as lutas sindicais criam forças no nosso país. Inicialmente como associações de auxílio mútuo e depois vieram as uniões operárias que, com o avanço da industrialização, passaram a se organizar por ramo de atividades e profissões, dando, assim, origem ao que hoje conhecemos como sindicatos. Ou seja, os sindicatos nasceram  da união das classes trabalhadoras visando um maior poder de  negócios entre empresários e trabalhadores. Através desta luta muitas "conquistas sindicais" acabaram virando direito trabalhistas
O sindicato nada mais é do que a própria categoria organizada com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, salários e benefícios.  Ele faz mais necessário ainda em tempos de retrocesso aos direitos trabalhistas como estamos acompanhando desde 2016 até os dias atuais, mas como uma andorinha só não faz verão o sindicato precisa do trabalhador, para juntos vencer as batalhas que surgirem com os patrões, por isso não fique só. Fique sócio!









 
Inicio
Serviços
Informações
Conv.Coletiva
Contato
Noticias
Comunicação
Fotos
Site Map